.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O SAPO BARBUDO ou A ARTE DE ENGOLIR SAPO


Olhem bem a cara do Itabino, o sapo que vive no jardim aqui de casa. Notem a incrível semelhança com o Lula. Olhos esbugalhados. Estufados.

Comentário sobre a notícia em 10 de maio de 2010:

"Numa entrevista ao jornal espanhol El País, Lula diz que não acredita em lulismo, mas que o PT não perde a eleição. O Leonel Brizola costumava chamar o Lula de sapo barbudo. O primeiro a chamar o Lula de sapo foi o general Golbery do Couto e Silva, o filósofo maquiavélico da ditadura militar. Dizem que ele deixava o Lula em liberdade porque achava que o sapo barbudo seria um ótimo adversário do Brizola, o inimigo numero um dos militares. Estratégia de militar: para não criar o lulismo, ele criou o sapismo. E o general acertou em cheio, pois o Lula, desde as eleições presidenciais de 1989, sempre tirou muitos votos do Brizola. Numa coisa, Golbery e Brizola tinham o mesmo pensamento: o Lula parece um sapo barbudo. Ele é um sapo falante. E como fala. Ele dispara tudo o que vem na sua cabeça sem pensar muito no que vai dizer. Mas é um sapo muito vivo, que foi criado nos balcões da vida sindical. Ele sabe controlar o enrêdo da sua historia. Ele percebe que o povo fica maravilhado com o seu palavreado. Até hoje o povo gosta desse estilo sindicalista do Lula, mas um dia cansa. Ele sabe que essa conversa fiada dos seus improvisos não vai conseguir tapar eternamente os ouvidos e os olhos do povo. O tempo para as pessoas engolirem sapo tem um limite. Não é uma coisa eterna. É como na relação entre o homem e a mulher: o casal só consegue manter a vida em harmonia se forem mestres na arte de engolir e digerir os sapos nossos de cada dia que nos são dados por acréscimo. Sorria, mesmo que esteja engolindo um sapo. Mas tudo tem um tempo certo. Existe um limite para engolir sapos. Os organismos são diferentes. Todo mundo é diferente. Mas um belo dia todos parecem ficar iguais e começam a enjoar do sapo que estão acostumados a engolir. É mais ou menos como a teoria do centésimo macaco. Só que é o centésimo sapo. A mesmice cansa. O Brasil precisa de um novo bicho e uma nova história."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


JORNAL DO BRASIL - 10/05/2010
"NÃO VEJO COMO O PT PERDER A ELEIÇÃO"
LULA, AO "EL PAIS", DIZ QUE NÃO VÊ CHANCE DO PT PERDER

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico quanto ao que espera das eleições. "Ganhe quem ganhar, ninguém fará disparate. O povo quer seguir caminhando e não voltar para trás. Mas não vejo a possibilidade de perdemos", afirmou, rejeitando um "lulismo" quanto ao mérito numa eventual vitória de Dilma Rousseff (PT).

[LEIA MAIS...]


Publicado no O GLOBO em 11 de maio de 2010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home